Tipos de acne
O acne pode ser ligeiro ou severo. No primeiro caso, o tratamento tende a ser fácil, com o recurso a cremes e outros produtos tópicos, como peróxido de benzoilo ou retinóides. Quando nos deparamos com um caso de acne mais severo, o tratamento inclui medicação, como isotretinoína ou antibióticos.
Em todos os casos, mesmo quando não se tem acne, deve lavar-se a pele de manhã e de noite, assim como utilizar cremes que ajudem a controlar a produção de sebo. Maquilhagem e protetores solares, devem ser cuidadosamente escolhidos.
Os tratamentos do acne
Na clínica MyMoment, quando os casos dos pacientes o justificam, fazemos tratamentos que integram várias especialidades. O acne pode ser um desses casos, devido à diversidade de causas do problema. Assim, para além da tradicional dermatologia, pode ainda justificar-se a necessidade de recorrer à nutrição e/ou ao anti-aging.
Dermatologia
De facto, o dermatologista deve ser o primeiro profissional a ser consultado, quando se tem acne. Se o problema puder ser tratado apenas através dessa especialidade, os tratamentos adotados são os mencionados anteriormente.
Nos casos mais graves, em que o acne persiste ao longo de anos, as cicatrizes que daí resultem podem ser minimizadas através de um peeling ou de um tratamento com laser, removendo a camada superficial da pele e induzindo a produção de colagénio.
Se o médico dermatologista achar que é necessário haver o acompanhamento de colegas de outras especialidades, podem ser adotadas outras estratégias.
Nutrição
A alimentação não costuma provocar acne, mas pode ter influência no seu controlo. Por isso, alguns alimentos devem ser evitados.
Os índices glicémicos mais elevados de alguns alimentos e os desequilíbrios da flora intestinal, ainda que indiretamente, contribuem para o aumento da oleosidade da pele.
Por outro lado, deve privilegiar-se o consumo de água, uma alimentação rica em vegetais, fruta (idealmente, biológicos e sem uso de pesticidas), peixes gordos, sementes, cereais integrais, frutos secos e ovos.
Anti-aging
O síndrome de ovários poliquísticos (quistos nos ovários) provoca alterações hormonais que podem despoletar o acne. Geralmente, há um aumento de oleosidade na pele e aparecimento de manchas, especialmente nas axilas e atrás do pescoço.
A resistência à insulina e outras condições que provoquem o excesso de testosterona e de DHEA ou um défice de progesterona, estrogénio, hormonas tiroideias e cortisol também podem gerar um aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que dará origem ao acne.
Nestes casos, a forma mais comum de controlo hormonal é a suplementação hormonal bioidêntica.
Pode nem haver necessidade de recorrer a todas as especialidades mas, sendo preciso, já sabe que na clínica MyMoment conseguimos dar resposta ao problema do acne, seja um caso mais simples ou complexo.