Caso Clínico Manuela SIC
Estética – Emagracer, Perder Volume, Perda de Peso
- Queixa paciente: A Manuela foi mais uma paciente cujo desejo passava por emagrecer. Mas, ao contrário da generalidade dos casos que lhe apresentamos e que levamos ao programa Casa Feliz, na SIC, não foi possível realizar cirurgias plásticas para dar resposta a este caso.
- Descritivo: Paciente Manuela com 55 anos na menopausa há +/- 5 anos. Duas gravidezes com barrigas muito grandes há 28 e 19 anos, o último gemelar. É portadora de implantes cocleares bilaterais por surdez após acidente de viação. Apresentava um peso inicial de 77kg para 1,67m de altura. Tinha assim um Índice de massa corporal de 27,61 indicativo de excesso de peso.
No momento da avaliação, a Manuela tinha:
- Grande acumulação de tecido adiposo na região dos flancos (mais compacta) e na região central do abdómen, com presença de diástase abdominal.
- Flacidez dérmica principalmente supra e infra-umbilical, com presença de estrias atróficas hipopigmentadas dispersas.
- Acumulação de gordura difusa com enfoque principal na região interna superior da coxa, na região interna dos joelhos e do tipo banana roll.
- Fibroedemagelóide (vulgo celulite) em várias fases em toda a coxa: presença de irregularidades cutâneas compatíveis com aderências teciduais e fasciais, micronódulos fibróticos, diminuição substancial da qualidade e densidade da pele, alterações microcirculatórias.e presença de edema hiperpolimerizado.
- Sinais e sintomas de insuficiência venosa periférica com presença de derrames e varizes superficiais dispersos por todo o membro inferior (já realizava tratamentos mensais por escleroterapia).
- Idade: 55 anos
- Tratamentos realizados: Ondas Acústicas (ou ondas de choque), Massagem Modeladora, Drenagem Linfática Manual, Pressoterapia, Mesoterapia, Mesoliporredução, Microagulhamento (ou terapia de indução de colagénio ou microneedling)
- Resultados: A paciente perdeu 9,5cm abaixo do umbigo, 15cm acima do umbigo e entre 6 a 7cm abaixo de cada glúteo. No fim do processo, temos uma paciente mais magra, com uma autoestima mais elevada e mais saudável.