O verão aproxima-se a passos largos e muitas pessoas já só pensam em perder barriga. Em alguns casos, o exercício físico e uma alimentação cuidada podem ser suficientes. Noutros, soluções como a lipoaspiração e a abdominoplastia apresentam-se como as opções mais adequadas.
Perder barriga através de cirurgias
Para quem gosta de calor e de dias longos, o verão é a melhor altura do ano. Mas, mesmo para os fãs desta estação, pode haver alguns constrangimentos associados à época da praia, dos gelados e das festas em rooftops. Para quem quer perder barriga, as roupas mais reduzidas tanto podem ser sinónimo de mais frescura como de desconforto, por se querer esconder algo que se sente que está a mais.
Em casos como os de mulheres que já passaram por gravidezes e ficaram com barrigas abauladas, uma cirurgia pode ser a única solução para perder barriga. Mas depois surge uma questão muito comum: lipoaspiração ou abdominoplastia?
A lipoaspiração é uma cirurgia particularmente indicada para resolver o problema dos depósitos de gordura que, quer através de regimes alimentares ou de exercício físico — mesmo que localizados —, dificilmente são corrigidos.
Por outro lado, a abdominoplastia é uma cirurgia que visa a remoção do excesso de pele e o reposicionamento dos músculos da parede abdominal, corrigindo irregularidades e dando à silhueta uma forma mais harmoniosa.
Em alguns casos, pode ainda haver a necessidade de combinar as duas cirurgias, realizando-se antes uma lipoabdominoplastia.
Portanto, é possível perder barriga com qualquer uma destas cirurgias. Mas a escolha será feita em função de se ter apenas gordura localizada ou de se precisar de reposicionar os músculos abdominais. E, para realizar esse diagnóstico e a respetiva cirurgia, pode contar com a nossa dupla de cirurgiões, Dr. Nuno Fradinho e Dr. Nuno Maria.
A escolha será feita em função de se ter apenas gordura localizada ou de se precisar de reposicionar os músculos abdominais.
Outros tratamentos e combinações
Dependendo das características concretas de cada corpo, pode não ser necessário recorrer a uma cirurgia. Existem tratamentos não-invasivos, como o Exilis e o Vanquish, que destroem as células gordas através da ação do calor. Assim, essa gordura é absorvida pelo sistema linfático e, consequentemente, eliminada.
Mas perder barriga não deve ser encarado como algo que se resolve uma vez e a que deixa de ser preciso estarmos atentos. Apesar de lhe oferecermos a solução mais adequada para eliminar gordura localizada e o que mais provocar o volume abdominal que representa um incómodo para si, é importante manter um estilo de vida saudável que ajude a evitar o excesso de peso.
Se, para si, não é fácil planear e manter um plano alimentar adequado para o seu organismo e objetivos, lembre-se de que pode sempre marcar uma consulta de nutrição com a Dra. Ana Pinto.
Também a prática de exercício físico é importante para que, em vez de perder barriga, o objetivo passe a ser apenas não a voltar a ter.
Portanto, se gostava de perder barriga e sente que precisa de ajuda, marque uma consulta de avaliação para que possamos apresentar-lhe um plano de tratamento personalizado. E, no final, sinta-se melhor e viva o verão com toda a liberdade!