O lipofilling é um procedimento cirúrgico que faz jus à expressão de Lavoisier, que dizia que “nada se perde, tudo se transforma”. A Susana foi a paciente que levámos à Casa Feliz para apresentar o seu caso e que, agora, se sente muito mais confortável com o seu corpo!
Um lipofilling aos 34 anos
A Susana é uma mulher saudável que, após 2 gravidezes e os respetivos partos naturais — há 3 e 11 anos —, e tendo amamentado os 2 filhos, não quer voltar a engravidar, mas queria mudar um pouco o aspeto do seu corpo.
O lipofilling, que neste caso foi feito nos glúteos e nas mamas, consiste na colocação de gordura em zonas do corpo que se pretende aumentar. Gordura essa que, anteriormente, tenha sido retirada do próprio corpo da pessoa, de zonas com excesso de gordura. E esta foi a solução sugerida pela dupla de cirurgiões da MyMoment, Dr. Nuno Maria e Dr. Nuno Fradinho, depois de diagnosticarem que a Susana tinha:
- Mama média, sem ptose do CAM (complexo areolomamilar);
- Ligeira ptose glandular com uma falta de volume ligeira/moderada nos quadrantes superiores da mama. Ou seja, apesar de ter o mamilo acima do sulco, a parte superior da mama era mais vazia, o que lhe dava um aspeto mais descaído;
- Mama sem excesso de pele e com boa forma;
- Abdómen não descaído, mas com adiposidade peri e infraumbilical (em torno e abaixo do umbigo);
- Adiposidade nos flancos com prolongamento dorsal;
- Ligeira diástase infraumbilical — afastamento dos músculos abdominais abaixo do umbigo;
- Adiposidade na face externa da anca, na zona chamada “banana roll” (abaixo das nádegas) e no joelho.
Um novo corpo
Um lipofilling pode significar a transformação na vida e na autoestima de quem a realiza. Isto porque se deixa de ter gordura em zonas do corpo onde estas representavam um incómodo e se passa a ter mais volume em regiões que se considerava menos volumosas do que se desejava.
Assim, e por forma a realizar um lipofilling que deixasse a Susana satisfeita com as suas novas formas, procedeu-se a:
- Lipoaspiração da gordura da parede abdominal (à volta do umbigo), dos flancos, da região trocantérica bilateral (face externa da anca), “banana roll” bilateral (abaixo das nádegas) e face medial dos joelhos;
- Lipofilling com um autoenxerto adiposo na região glútea lateral (100cc em cada lado) e na região mamária (300cc em cada lado).
No total, para a realização do lipofilling, durante o qual a Susana esteve sob o efeito de anestesia geral, foram aspirados 2300cc de gordura, dos quais se autoenxertaram 800cc.
Numa única intervenção, é possível resolver questões diametralmente opostas, o que faz do lipofilling a arte de esculpir um corpo. Se sente que também tem gordura a mais em certas partes do corpo, mas que, por outro lado, gostava de ter mais volume noutra, basta marcar uma consulta médica de avaliação para lhe darmos a orientação necessária para chegar ao corpo dos seus sonhos.