A mama é um elemento essencial de feminilidade na imagem de cada mulher. O decote e a forma como a roupa ou a lingerie assentam sobre esta região do corpo são influenciados pela forma, posição e tamanho da mama.
A mamoplastia de aumento ajuda a dar o volume e a forma que por vezes falta. Até um pequeno aumento com implantes pode ter um efeito acentuado na melhoria da forma, com um aspeto natural. Esta cirurgia é indicada em mulheres jovens (16-35 anos) e em mulheres mais velhas com pouca ptose (queda da mama) e pouco ou nenhum excesso de pele.Nos casos em que a ptose ou o excesso de pele é maior, pode-se associar a colocação de implantes a uma mastopexia (liftda mama), um procedimento mais extenso do que a simples mamoplastia de aumento.
Através de uma cirurgia de entre uma a duas horas, o implante mamário é colocado atrás da glândula ou atrás do músculo grande peitoral, variando na forma (redondo ou mais anatómico), consoante o resultado pretendido. O aumento de volume, maior definição da mama e um decote mais pronunciado são visíveis logo após a cirurgia.
A mamoplastia de aumento é revolucionária para muitas mulheres: a conquista de curvas melhores ou um volume mais pronunciado da mama reforçam a feminilidade e a autoconfiança perdida ou que nunca se teve.
Neste caso, temos uma mulher de 27 anos com uma gravidez prévia. Tinha hipoplasia mamária bilateral (ambas mamas muito reduzidas), com impacto na sua auto-estima e nas suas relações sociais. Pretendia uma mama média-grande, com resultado natural, mas que se “notasse o decote” (sic).
Idade: 27
Filhos: Sim
Tipo de anestesia: sedação com anestesia local
Duração da cirurgia: 1h30’
Tempo de recuperação: 4 dias a 1 semana
Tipo cirurgia: através do sulco infra-mamário, uma vez que pretendia diminuir a probabilidade de comprometer uma futura amamentação.
Marca dos implantes: Mentor
Tipo de implante: Redondas com alta projeção
Volume: 350 ml
Dr.Nuno Fradinho e Dr. Nuno Maria