Todos temos sofrido alterações e mudanças na nossa rotina habitual. De repente, somos obrigados a isolarmo-nos socialmente, e é possível que nos desleixemos um pouco já que não saímos de casa nem vemos outras pessoas. Mas é importante continuar (ou até começar) uma rotina de cuidados com a pele do rosto.
Vejamos os conselhos da nossa médica dermatologista, a Dra. Sofia Borges, utilizando produtos que até já pode ter em casa ou consegue encontrar num supermercado.
Rotina de cuidados com a pele do rosto
- Antes de mais, lave bem as mãos para poder tocar no rosto em segurança;
- Lave o rosto com água abundante;
- Limpe a pele com água micelar;
- Aplique, por esta ordem, o sérum, o hidratante e o protetor solar.
O protetor solar pode não lhe fazer muito sentido neste período de quarentena. Mas começar a usá-lo nos seus cuidados com a pele vai ajudar a lembrar-se dele quando voltar à sua vida normal.
O sérum e o hidratante devem ser escolhidos de acordo com o tipo de pele, tendo em conta o grau de secura ou oleosidade, se é uma pele sensível ou reativa ou dada a existência de manchas.
Com uma menor exposição solar, esta é a altura ideal para os cuidados com a pele da perspetiva do antienvelhecimento. Idealmente à noite, através da aplicação de produtos que permitem a renovação celular e que contêm ácido glicólico, hidroxiácidos e retinóides. Existem produtos com diferentes concentrações e formulações, que devem ser aplicados 3-4 vezes por semana. Se conseguir, aconselhe-se com o seu médico dermatologista.
A quarentena é também uma boa altura para fazer máscaras faciais, pois implica sempre algum tempo e paciência. E agora as máscaras de vitamina C e ácido hialurónico são as ideais dado o seu poder antioxidante e de hidratação, deixando a pele mais luminosa.
Evite as receitas caseiras
Não inclua as receitas caseiras nos seus cuidados com a pele. Embora bastante divulgadas, estas não estão testadas cientificamente. A maioria, sendo feitas à base de açúcar e não contendo conservantes, propiciam o crescimento de microrganismos.
Outros cuidados com a pele
A pele é o nosso maior órgão e devemos manter os cuidados com a pele, não só do rosto, mas em todo o nosso corpo.
- Beba muita água. Estando sempre em casa, o nível de exercício reduz-se, mas mantenha o seu corpo hidratado;
- Evite tomar banhos muito quentes, pois ressecam a pele;
- Em quarentena e sem se mexer tanto, redobre os cuidados com a alimentação, procurando os vegetais, os legumes e as frutas, enquanto fontes de vitaminas e nutrientes.
Caso não tenha por hábito um ritual de cuidados com a pele, esta é uma boa altura para pensar numa rotina diária que seja possível manter quando tudo regressar ao normal e que se adapte à sua vida laboral. Acredite, no fim da quarentena a sua pele vai agradecer.