Por norma, Abril é um mês em que somos tentados inúmeras vezes com doces e chocolates. Quer seja no período da Páscoa ou mesmo depois, é normal oferecerem-nos insistentemente essas tentações que se vão acumulando lá por casa. Só o facto de sabermos que temos todos esses doces acumulados é um risco para qualquer dieta. E assim, divididos entre os doces e a dieta, como conseguir mudar os hábitos e ter uma alimentação saudável?
Eis alguns alimentos que, pelas suas propriedades, diminuem o apetite por doces e chocolates mantendo o corpo preparado para o verão!
Água – Um estudo de 2010 concluiu que o consumo de 2 copos de água antes das refeições diminui em cerca de 100 as calorias que consumimos nessa refeição.
Batata-doce – Na sua composição contém elementos resistentes às enzimas digestivas, o que atrasa a digestão e promove uma maior sensação de saciedade.
Chá verde – Previne a acumulação de gordura e inibe a entrada de açucares para as células, reduzindo o apetite.
Aveia – É rica em fibras que atrasam a digestão, aumentando a saciedade. É também responsável pela supressão da hormona grelina, responsável pela sensação de fome.
Salmão – É responsável pelo aumento da hormona leptina, conhecida pela sua ação na supressão do apetite.
Amêndoas – um punhado de amêndoas aumenta a sensação de saciedade e ajuda a manter o peso, segundo um estudo de 2006 do Encontro Anual da Sociedade de Obesidade.
Gengibre – Além da sua capacidade estimulante e energizante, melhora a digestão e reduz a sensação de fome.
Abacate – A sua composição em fibras e gorduras monossaturadas, reduz o apetite quando ingerido moderadamente, pois sua gordura tem a capacidade de enviar mensagens de saciedade ao cérebro.
Ovos – Estudos indicam que o consumo de ovos ao pequeno almoco permite em haja uma maior sensação de saciedade nas 24 horas seguintes, quando em comparação com o consumo de pão. Estudos indicam ainda que o consumo de ovos tende a que uma pessoa consuma até 330 calorias a menos ao longo do dia.