As olheiras são um problema relativamente comum e que, em alguns casos, chega a gerar algum desconforto, quando são mais acentuadas. Não costumam trazer problemas maiores, mas esteticamente não são agradáveis e há quem “não viva” sem maquilhagem, para as esconder.
Saiba mais sobre as olheiras e como as pode evitar!
Olheiras: o que são e por que aparecem
As olheiras são áreas de pigmentação mais escura na região periorbitária, sendo também chamadas de hiperpigmentação periorbital — ou seja, à volta dos olhos. São caraterizadas pelo escurecimento, inchaço ou depressão da parte inferior dos olhos, que confere à pessoa um olhar cansado, envelhecido e sem vivacidade. As mulheres são as mais afetadas pelas olheiras, que, dum modo geral, acometem os dois olhos, sobretudo na pálpebra inferior.
A hiperpigmentação da região periorbital pode ocorrer devido a vários fatores, mas o excesso de pigmento cutâneo e a fragilidade vascular dos pequenos vasos da região palpebral são as principais causas. Mas há ainda outros fatores que podem motivar o aparecimento de olheiras, como:
- Reabsorção óssea decorrente do envelhecimento;
- Flacidez e fragilidade cutâneas decorrentes do envelhecimento;
- Genética — há uma clara tendência familiar;
- Má circulação sanguínea, que torna a pele das pálpebras inferiores azulada, arroxeada ou até esverdeada;
- Problemas alérgicos, que desencadeiam uma hiperpigmentação inflamatória reativa;
- Stress;
- Má higiene do sono;
- Consumo excessivo de sal;
- Consumo de tabaco e álcool.
Como tratar as olheiras
A Dra. Sofia Borges, dermatologista na MyMoment, lida frequentemente com problemas como este e queixas relativamente a olheiras indesejadas. As soluções que recomenda para esta hiperpigmentação inestética são:
- Preenchimento com ácido hialurónico;
- Aplicação de NCTF®️ 135 HA, que é um tipo de ácido hialurónico, enriquecido com 12 vitaminas, indicado para a hidratação da pele e para eliminar rugas finas. Aplicado com o dispositivo Nanosoft™, é adequado para zonas mais sensíveis, daí que seja apropriado para a aplicação ao redor dos olhos.
Por outro lado, o olhar cansado pode não implicar a existência de olheiras, mas sim outras alterações no olhar que lhe conferem essa perceção e que também podem ser resolvidos. Mas, tal como no caso das olheiras, a solução pode ser o preenchimento com ácido hialurónico.
Tem olheiras e já não suporta ter de lidar com elas e o aspeto que estas lhe conferem? Então, nada melhor do que marcar uma consulta de avaliação gratuita, para que lhe possamos propor a melhor solução para o seu problema.