Ao longo da vida da mulher é habitual haver alterações do tamanho, forma e volume das mamas. Estas alterações decorrem não só como consequência do envelhecimento mas também após a gravidez, grandes variações de peso, exposição solar intensa, alterações hormonais ou tabagismo. Os peitos tornam-se menos firmes, menos volumosos e consequentemente mais flácidos e descaídos.
Sendo as mamas um importante símbolo de feminilidade, estas alterações corporais levam frequentemente à diminuição da auto-estima por parte das mulheres.
A mastopexia é uma técnica cirúrgica que permite subir as mamas e reposicionar os mamilos através da remoção da pele em excesso, melhorando a forma e aumentando a firmeza mamária. O procedimento pode ser realizado isoladamente – caso a paciente pretenda manter o mesmo volume mamário – ou combinado com outros procedimentos como lipofilling ou colocação de próteses mamárias de forma a aumentar o volume e a projeção da mama.
Deste modo, a mastopexia permite devolver a forma mamária adequada ao tipo de corpo da paciente, melhorando a sua silhueta e consequentemente a sua auto-estima.