Um aumento mamário com mastopexia ou mamoplastia?

mama de aumento ou mastopexia

O aumento mamário com próteses é uma das transformações estéticas mais procuradas pelas mulheres, seja através da  mamoplastia de aumento ou da mastopexia. Estes dois procedimentos cirúrgicos tendem a ser confundidos por, aparentemente, resolverem a mesma problemática. Mas é importante esclarecer que, embora ambos permitam o aumento mamário, são distintos e aplicáveis em diferentes casos.

 

Diferenças entre as 2 formas de aumento mamário

A mamoplastia de aumento, ou aumento mamário com próteses, permite um aumento do volume da mama e conferir-lhe uma maior firmeza. Já a mastopexia, ou lift mamário, permite elevar a mama e, quando são colocadas próteses mamárias, dar-lhe volume e maior consistência.

A mamoplastia de aumento é recomendada para mulheres que têm a mama pequena mas sem ptose mamária, ou seja, quando a mama não é descaída. Ou então, quando pretendem, simplesmente, aumentar o volume mamário.

Já a mastopexia é indicada para mulheres que apresentam ptose mamária. Esta situação de flacidez excessiva e perda de volume da mama é muito comum acontecer depois de uma grande perda de peso ou do período da gravidez e da amamentação. Na mastopexia podem, ainda, ser colocadas próteses mamárias, o que permite resolver não só a ptose mamária, mas também se ganha um aumento mamário.

 

“(…) embora ambos permitam o aumento mamário, são distintos e aplicáveis em diferentes casos.”

 

Objetivos diferentes, incisões distintas

A cicatriz é uma realidade em qualquer intervenção cirúrgica e uma preocupação de muitas das nossas pacientes. Para a mamoplastia de aumento, cujo objetivo é somente colocar a prótese mamária para corrigir a forma ou atribuir volume à mama de forma global, existem três tipos de incisão: na axila, na aréola ou no sulco inframamário. Quando localizada nestes dois últimos, a cicatriz fica praticamente impercetível.

A mastopexia com próteses é diferente. Mais do que a colocação da prótese mamária, o complexo areolomamilar pode ser subido ou corrigido, e existe excesso de pele a ser removido, razão pela qual há diferença no padrão das cicatrizes.

As incisões não são realizadas no decote, mas sim na pele escondida pela roupa interior ou biquíni e, por norma, em redor da aréola e/ou no pólo inferior da mama. Existem 3 técnicas diferentes:

  • Técnica periareolar — a incisão e a remoção de pele são realizadas apenas à volta da aréola;
  • Técnica vertical — a incisão é feita no contorno da aréola e seguindo uma linha vertical até ao sulco inframamário;
  • Técnica em âncora ou em “T” invertido — a incisão é feita no contorno da aréola, seguindo uma linha vertical até ao sulco inframamário e também no próprio sulco. É uma técnica mais clássica e utilizada apenas em situações muito específicas.

De forma muito simplificada, a técnica utilizada — e que remete a diferentes tipos de incisão — depende essencialmente do excesso de pele existente e necessário a remover. No caso de apresentar uma ptose ligeira, utilizamos maioritariamente a técnica periareolar. Recorremos a esta técnica quando se torna necessário também subir ou reposicionar o mamilo, por apresentar uma posição baixa no tórax.

Já a técnica vertical — a mais utilizada —, também permite reposicionar o mamilo, mas é indicada para casos em que há mais pele em excesso.

 

Seja qual for a situação, é imprescindível a realização de uma avaliação médica. Na clínica MyMoment, a nossa dupla de cirurgiões, Dr. Nuno Maria e Dr. Nuno Fradinho, discute com as pacientes todos os pormenores e esclarece todas as suas dúvidas, para que estas tomem uma decisão em consciência e tranquilizando-as em relação a todas as etapas da cirurgia.

Quando se pretende um aumento mamário, escolher entre uma mamoplastia de aumento ou uma mastopexia com próteses vai depender da fisionomia da mama e dos objetivos da paciente.

Se gostaria de realizar um aumento mamário, mas tem dúvidas sobre a cirurgia mais adequada para si, não hesite, marque uma consulta médica de avaliação.

 

Artigo originalmente publicado na revista Lux.

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