Estética – Emagrecer
A Manuela foi mais uma paciente cujo desejo passava por emagrecer. Mas, ao contrário da generalidade dos casos que lhe apresentamos e que levamos ao programa Casa Feliz, na SIC, não foi possível realizar cirurgias plásticas para dar resposta a este caso.
Aos 55 anos, na menopausa há aproximadamente 5 e depois de 2 gravidezes com barrigas muito grandes — há 28 e 19 anos, em que da última nasceram gémeos —, a Manuela queria muito emagrecer. Mede 1,67m e pesava 77kg, pelo que o seu IMC indicava excesso de peso.
Porém, devido a um acidente de viação que lhe provocou surdez, a Manuela passou a usar implantes auditivos, o que faz com que não se possa submeter a cirurgias plásticas, através das quais costumamos abordar este tipo de casos.
No momento da avaliação, a Manuela tinha:
- Grande acumulação de tecido adiposo na região dos flancos (mais compacta) e na região central do abdómen, com presença de diástase abdominal.
- Flacidez dérmica principalmente supra e infra-umbilical, com presença de estrias atróficas hipopigmentadas dispersas.
- Acumulação de gordura difusa com enfoque principal na região interna superior da coxa, na região interna dos joelhos e do tipo banana roll.
- Fibroedemagelóide (vulgo celulite) em várias fases em toda a coxa: presença de irregularidades cutâneas compatíveis com aderências teciduais e fasciais, micronódulos fibróticos, diminuição substancial da qualidade e densidade da pele, alterações microcirculatórias.e presença de edema hiperpolimerizado.
- Sinais e sintomas de insuficiência venosa periférica com presença de derrames e varizes superficiais dispersos por todo o membro inferior (já realizava tratamentos mensais por escleroterapia).
Os implantes cocleares não só foram um entrave à realização de procedimentos cirúrgicos como também são contra-indicação para muitos dos tratamentos estéticos. Uma vez que têm um íman interno para acoplar o implante externo, tivemos assim de evitar o uso de aparelhos com campo magnético (exilis e vanquish que têm como tecnologia a radiofrequência). Também a flacidez dérmica existente e a presença de teleangiectasias e pequenas varizes superficiais foram determinantes para excluir a Endermologia – LPG como uma das aparatologias a utilizar.
Desta forma, em conjunto com a Manuela, foram estabelecidos os objectivos de tratamento e, durante os 3 meses de acompanhamento, o plano terapêutico da Manuela passou pelo uso complementar e sinérgico de:
- Ondas acústicas (ou ondas de choque)
- Abdómen – para aumento da nutrição/oxigenação dos tecidos e estimulação indirecta para aumento de produção de produtos no tecido conjuntivo, nomeadamente para estímulo fibroblástico;
- Coxas e glúteos – para diminuir a polimerização do edema, melhorar a microcirculação local e acção fibrinolítica
- Massagem modeladora
- Com ênfase nas coxas, para activação de microcirculação e diminuição das aderências teciduais e fasciais
- Drenagem linfática manual
- Coxas – melhoria da microcirculação venosa e linfática com enfoque na reabsorção e drenagem da retenção de líquidos
- Pressoterapia
- Coxas – melhoria microcirculatória e auxílio ao deficiente retorno venoso
- Mesoterapia e mesoliporredução
- Abdómen e flancos – acção lipolítica
- Coxas – acção lipolítica, fibrinolítica, anticelulítica e drenante
- Microagulhamento (ou terapia de indução de colagénio ou microneedling)
- Abdómen – melhoria da densidade e qualidade da pele e diminuição do comprometimento das estrias
Apesar de não ser possível utilizar os métodos habituais, sabíamos que seria viável ajudar a Manuela a emagrecer — a paciente perdeu 9,5cm abaixo do umbigo, 15cm acima do umbigo e entre 6 a 7cm abaixo de cada glúteo. No fim do processo, temos uma paciente mais magra, com uma autoestima mais elevada e mais saudável!
Antes e Depois
Antes e Depois
Antes e Depois
E no final, uma nova vida!
Interessada em fazer UMA INTERVENÇÃO CIRÚRGICA?
Fique a saber o que podemos fazer por si!
MARQUE CONSULTABlock "1305" not found