As cicatrizes são alterações que surgem na pele após uma lesão ou um trauma. As causas podem ser diversas, como por exemplo: uma queimadura, um acidente, uma cirurgia ou até por acne severa. Também as estrias são cicatrizes.
Apesar de não apresentarem nenhum risco para a saúde, podem tornar-se bastante inestéticas e incómodas para muitas pessoas. As cicatrizes desenvolvem-se de diversas maneiras e a sua classificação faz-se em função do seu tipo e tamanho:
Ocorrem quando a pele fica com um aspeto e consistência muito idêntico antes do trauma. São cicatrizes suaves, planas e semelhantes à cor da pele.
Ocorrem quando existe perda das estruturas que dão suporte e firmeza à pele, como o músculo e a gordura. Caracterizam-se por um tecido côncavo e são muitas vezes consequência de acne.
Surgem quando o corpo produz colagénio ou colágeno (pt-br) em quantidades anormais. São cicatrizes rígidas, vermelhas e apresentam ainda relevo ou inflamação, mas não ultrapassam os limites da própria ferida.
São rígidas, volumosas e estendem-se para além dos limites da ferida original. Tendem a aparecer no peito e nas orelhas e são mais frequentes em pessoas com tez escura.
ver mais