Muitas vezes chamadas de “orelhas de abano”, as orelhas em abdução ou descoladas são um problema para muitas pessoas. Ter as orelhas demasiado salientes não costuma ser esteticamente favorável e resulta, habitualmente, em comentários depreciativos, que começam ainda na infância.
A Otoplastia é a tradicional cirurgia às orelhas para a correção da sua deformidade, e é muito procurada para resolver este problema.
Geralmente, nestes casos, as orelhas formam um ângulo maior do que o normal, devido ao seu afastamento e proeminência, resultante da ausência de uma das pregas da anti-hélice, ou porque existe um excesso de cartilagem da concha (zona côncava da orelha).
Para corrigir este afastamento, é preciso reproduzir essa prega e/ou remover uma parte da cartilagem da concha que está em excesso. As incisões são feitas por trás das orelhas, deixando marcas praticamente invisíveis.
Após a cirurgia, será necessário utilizar uma banda de compressão elástica durante 3 a 4 semanas e evitar exercício físico intenso. Os resultados são definitivos e é possível voltar à rotina habitual ao fim de uma semana.
ver mais