As caraterísticas genéticas (familiares ou raciais) determinam, no essencial, a forma do queixo ou mento. Contudo, a mesma também pode ser alterada por traumatismos ou fraturas, que causam deformidades, e que podem ser corrigidas através da mentoplastia.
A mentoplastia é a cirurgia plástica que permite corrigir as deformidades na zona do queixo ou mento. Por norma, são os pacientes que se inserem na segunda a quarta década de vida, aqueles os que mais procuram a mentoplastia.
O equilíbrio dos vários elementos faciais determina a beleza e harmonia da face, e a mentoplastia é uma das cirurgias faciais que poderá auxiliar na busca desse equilíbrio e corrigir o hipodesenvolvimento do queixo com a inclusão de próteses ou com a alteração da estrutura óssea do mento.
O queixo assume uma função importante, pois pode ser mais ou menos largo, estar mais para a frente ou para trás, assim como ter outras características morfológicas que influenciam a beleza da nossa face.
Há basicamente dois tipos de mentoplastia de aumento: um envolve o avanço do próprio osso do queixo e o outro acarreta o uso de um implante. No primeiro caso, uma incisão é feita dentro da boca e a parte inferior do osso é avançada, de acordo com a necessidade. A incisão é fechada com alguns pontos e é aplicado um curativo externo. No segundo caso, é realizada uma incisão dentro da boca ou externamente, abaixo do mento, onde o implante (de tamanho adequado) é introduzido. A incisão é fechada com alguns pontos sendo aplicado um curativo externo.
Em geral, a cicatriz localiza-se dentro da boca e identifica-se o arco mandibular (queixo). Esta cirurgia (mentoplastia) é, muitas vezes, associada a outra cirurgia da face, como por exemplo, a rinoplastia (plástica do nariz), de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isto porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz e é fundamental que a face tenha um equilíbrio harmonioso. Só assim o paciente se sentirá melhor com a sua aparência.
Nesta cirurgia, a anestesia a ser administrada poderá ser geral ou local com sedação consoante a decisão da equipa médica que o irá acompanhar e que escolherá a melhor opção de acordo com as características do caso em si.
A mentoplastia também pode ser associada à ritidoplastia (lifting facial).
O tempo da intervenção será compatível com a técnica seleccionada e o tipo de procedimento proposto, sendo que o paciente poderá ter alta no mesmo dia.
Por vezes, os pacientes têm expectativas de uma grande transformação, desconsiderando as próprias limitações do seu corpo e da ciência. Na consulta médica, serão analisadas as condições do seu queixo, tais como, elasticidade da pele, depressões pré existentes ou assimetrias, que possam alterar o resultado final. O cirurgião plástico da clínica MyMoment irá fazer uma avaliação cuidadosa, para evitar futuros transtornos e explicar os limites e os alcances desta cirurgia.