O nariz, cujas proporções estéticas têm sido estudadas desde a antiguidade, por ser um elemento central da face, tem grande influência na harmonia da mesma. Por ter uma estrutura complexa, o nariz apresenta uma grande variação entre raças, etnias e entre indivíduos.
A rinomodelação é uma técnica de bioplastia que permite corrigir ligeiras a moderadas deformidades nasais, congénitas e adquiridas, de forma rápida e sem necessidade de cirurgia. Graças à rinomodelação é possível melhorar o aspeto da pirâmide nasal de forma incrivelmente natural, variando os ângulos nasais, tanto o nasofrontal como o nasolabial, tal como retificar o dorso (que pode ser demasiado baixo ou largo, ou ainda conter a inestética “bossa”) e a ponta do nariz.
A rinomodelação consiste, basicamente, em deslocar os segmentos nasais através da introdução de materiais biocompatíveis em pontos concretos do nariz, o que permite conseguir uma maior beleza sem necessidade de recorrer à cirurgia.
A rinomodelação é sem dúvida cada vez mais procurada por homens e mulheres que pretendem melhorar o aspeto do seu nariz, especialmente a partir dos 20 anos. A vantagem desta técnica é que não se trata de um procedimento cirúrgico, confere uma grande naturalidade e permite que o paciente continue a conservar a sua imagem sem grandes mudanças, mas com muito mais harmonia e beleza.
É feita com ácido hialurónico, um gel que permite moldar e elevar os tecidos, condições essenciais para um bom implante nasal. Pode ser utilizado o Restylane Perlane ou Restylane Sub-Q, dependendo do grau e localização do problema, estes produtos de excelência e de extrema segurança são fabricados pela Galderma, empresa líder no mercado mundial em preenchimentos.
Apesar de ser produzido laboratorialmente, o ácido hialurónico é um componente natural da derme, neste sentido, não causa alergias e dispensa exames prévios. É um composto aprovado pelo Infarmed, para aplicação ao nível da medicina estética. A duração do preenchimento é de aproximadamente um a dois anos, sendo necessária nova aplicação após esse período.
É um procedimento indolor, uma vez que usa o recurso a anestesia local ou tópica. O paciente fica confortavelmente reclinado enquanto o ácido hialurónico é cuidadosamente injetado nas zonas do nariz a corrigir, após a injeção é realizada uma suave massagem pelo médico para que o produto adquira a forma desejável. A rinomodelação pode ser feita numa única sessão ou, se necessário, ser completada uma semana mais tarde, para aperfeiçoamento da modelação nasal.
Através da rinomodelação é possível resolver casos de narizes com a ponta caída, causadas pelo natural processo de envelhecimento, por deformidade anatómica ou retração do perfil perioral devido a várias extrações dentárias. Neste caso a técnica baseia-se no preenchimento da base do nariz e pela elevação e definição da ponta nasal.
Nos casos de narizes com “bossas”, causadas pela existência de uma raiz nasal baixa, a correção desse desequilíbrio é feito pelo preenchimento da raiz nasal, criando assim uma linha harmoniosa e esteticamente equilibrada.
E em casos de pequenos defeitos com consequentes assimetrias, a técnica passa pelo preenchimento das áreas mais deprimidas com a correção do efeito luz-sombra.
Na clínica MyMoment a rinomodelação é aplicada por cirurgiões plásticos e médicos dermatologistas experientes, credenciados e devidamente treinados em procedimentos de medicina estética. Desta forma é possível garantir os melhores resultados à distância de um procedimento.
Nem todas as deformidades nasais podem ser corrigidas através da rinomodelação pelo que é aconselhável passar por uma consulta de avaliação prévia. Marque a sua consulta de avaliação na clínica MyMoment e conheça qual o procedimento adequado ao seu caso. Acabe uma vez por todas com os complexos e consiga o aspeto com que sempre sonhou.