Combater o Excesso de Peso
Emagrecer para chegar à sua melhor e mais saudável versão
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, se não forem tomadas as medidas necessárias, em 2025, “50% da população mundial será obesa”. E a verdade é que ninguém gosta de sentir que tem excesso de peso.
Na clínica MyMoment, temos uma abordagem integrada, porque o excesso de peso pode ter mais do que um motivo. Assim, tanto pode ser necessário considerar apenas uma abordagem, como pode ser necessário considerar várias. Quando alguém chega até nós com o objetivo de combater o excesso de peso, há 2 hipóteses: a nutrição ou o anti-aging.
Quando o paciente nunca teve grandes cuidados ou tomou iniciativas para combater o excesso de peso — como dietas alimentares ou a prática de exercício físico —, a primeira consulta será a de nutrição. Quando, por outro lado, já houve um esforço para emagrecer, ou quando apresenta um sintoma específico que o justifique, o paciente é encaminhado para o anti-aging. Depois, caso as nossas profissionais verifiquem que há essa necessidade, poderá haver consultas de outras especialidades disponíveis na clínica.
Quando o problema é nutricional (o que acontece frequentemente!), podemos afirmar que a quantidade de calorias ingeridas é superior às despendidas. Ou seja, a pessoa come mais do que o seu corpo “gasta”. Consequentemente, este armazena o excedente em forma de gordura e o peso aumenta. Mas, dada a complexidade do nosso organismo, uma dieta restrita em calorias e gorduras não é, na maior parte das vezes, suficiente para emagrecer.
Do ponto de vista do anti-aging, pode haver alguma deficiência hormonal que justifique a dificuldade em perder ou até estabilizar o peso, como:
● Resistência à insulina ou à leptina;
● Aumento do cortisol;
● Hipotiroidismo;
● Défice de estrogénio e progesterona.
Nem sempre a solução passa apenas pela reposição hormonal ou por um plano alimentar e a prática de exercício físico. Há situações em que é preciso aliar estes ou outros recursos das duas especialidades, para que os resultados sejam efetivos. Nessas alturas, a nossa experiência de trabalho em equipa pode ser um benefício para o paciente.
Nalguns casos, pode ser preciso lidar com as consequências da perda de peso para reequilibrar o corpo do paciente através de cirurgia ou de tratamentos estéticos. A cirurgia pode ser uma das soluções envolvidas no plano de tratamento, sendo frequente a realização de lipoaspiração e redução mamária, para resolver questões de gorduras localizadas, ou mastopexia e abdominoplastia, para resolver a questão pele a mais/descaída. De uma perspetiva não invasiva, os tratamentos estéticos mais considerados são o Vanquish, o Exilis, a endermologia LPG ou a drenagem linfática manual.
O excesso de peso também pode ter consequências dermatológicas, como a acantose nigricans (manchas escuras, sobretudo nas axilas). E mesmo quando se perde peso, através de uma restrição alimentar severa, pode surgir a xerose (secura da pele ou dos olhos), queda de cabelo ou fragilidade ungueal (unhas fracas).
Cada caso é um caso e, sempre que se justifique, envolvemos os médicos necessários para que, através dos procedimentos e acompanhamento adequados, o resultado seja aquele que o paciente procura. E, quando o plano de tratamento envolve várias especialidades, também o custo desse plano revela benefícios. Marque uma consulta na nossa clínica para perceber como o podemos ajudar a perder, efetivamente e de forma saudável, o excesso de peso.
Nutricionista Clínica, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas (0599N), APN (606) Licenciada em Ciências da Nutrição pelo instituto Superior Egas Moniz.
Mestrado de Nutrição na faculdade de Medicina de Lisboa, instituto de formação avançada e formações em Nutrição Funcional, em Belo Horizonte- MG, Brasil e em Portugal
[…]
Sim, depois de atingir os objetivos, é importante manter comportamentos que não comprometam os resultados obtidos. Por exemplo, do ponto de vista nutricional e do anti-aging (mesmo depois de uma transformação cirúrgica), é importante que se encontre um equilíbrio na vida diária, através de uma mudança de comportamento alimentar e uma gestão saudável do stress, não esquecendo o exercício físico.
Cada corpo reage a determinado tratamento e/ou estímulo duma forma específica. Também por isso, os planos de tratamento são personalizados e adequados a cada caso. Assim, não é possível definir um período de tempo para se alcançar os objetivos, porque tudo vai depender de como o organismo reaja, dos objetivos a alcançar e ainda do empenho do paciente.
Block "1305" not found