É importante que programar a vida diária e social respeitando os cuidados necessários para a realização da cirurgia. O paciente deverá apresentar boas condições de saúde para realizar a intervenção.
Na consulta médica, é realizada uma avaliação física completa, onde são solicitados exames laboratoriais.
O médico deve ser informado sobre os medicamentos que habitualmente toma porque alguns deles devem ser suspensos, como é o caso dos anticoagulantes, os anti-inflamatórios ou quaisquer outros que possam aumentar o risco de hemorragias.
É fundamental que nas 8 horas antes da cirurgia se faça jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos.
É ainda fundamental parar de fumar antes da cirurgia e evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos “naturais”, pois podem aumentar o risco de hemorragias durante a cirurgia.
É natural que se sinta um pouco ansiosa/o, que fique stressado na fase pré-operatória ou relativamente às suas expectativas. Discuta todas as suas questões com o seu cirurgião plástico.
A primeira etapa da cirurgia é a administração da anestesia para seu conforto. As opções incluem sedação intravenosa ou anestesia geral. O cirurgião plástico que irá operá-lo escolherá a melhor solução, adequada ao seu caso.
Segue-se a fase da incisão. Dependendo do grau de mudança que pretenda atingir, as suas opções de cirurgia incluem um lifting tradicional, lifting com incisão limitada ou Iifting de pescoço. Uma incisão de lifting tradicional, muitas vezes, começa no couro cabeludo na região temporal, continua em torno da orelha e termina na parte inferior do couro cabeludo.
Uma alternativa ao facelift tradicional utiliza incisões menores na região em torno da orelha e, possivelmente, dentro das pálpebras inferiores ou sob o lábio superior. A papada, a pele flácida no pescoço e a acumulação de gordura sob o queixo podem ser corrigidos com lifting de pescoço. A incisão de lifting de pescoço começa, muitas vezes, na frente do lóbulo da orelha, passando por trás da orelha, terminando na parte inferior do couro cabeludo.
Uma vez cicatrizada a pele, as linhas de incisão do lifting ficam bem escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto e do ouvido. Abordam-se os locais com maior flacidez cutânea, nomeadamente restaura-se a normal posição da sobrancelha, da maça do rosto e do contorno mandibular com evidentes efeitos na região periodal e peribucal. Introduzem-se as suturas internas necessárias para rejuvenescer a face e posterior encerra-se a pele com todo o cuidado.
Quando o procedimento for finalizado, pode ser colocada uma faixa compressora delicadamente em torno do seu rosto para minimizar o inchaço e os hematomas. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluidos que possam ser acumulados.
Normalmente, os resultados desta cirurgia surgem ao fim de um mês após a cirurgia, com a regressão do edema (inchaço) e das equimoses (nódoas negras). O resultado final não só rejuvenesce a aparência, deixando-a/o mais jovem e descansada/o, mas pode também ajudar na recuperação da autoestima.