Não substitui a necessidade de adequação da dieta ou a prática de exercício físico, mas é um forte aliado. Pode ser realizada em várias zonas do corpo, com maior ou menor extensão. O cirurgião plástico determinará, em conjunto com o paciente, quais a áreas a tratar e se as mesmas podem ser combinadas numa única intervenção cirúrgica.
Algumas das áreas nas quais se pode fazer lipoaspiração são o abdómen, pescoço, coxas, costas, glúteos, flancos, entre outras.
Quando realizada por uma equipa cirúrgica credenciada e em local adequado (bloco operatório), é um procedimento muito seguro, que tem um elevado grau de eficácia na remoção da gordura localizada e, portanto, de satisfação dos pacientes.
A lipoescultura é uma técnica cirúrgica de modelação corporal, baseada na lipoaspiração, que permite criar cinturas definidas ou finas e glúteos arrebitados, por meio da redistribuição da gordura, retirada de outras áreas do corpo. Nesta cirurgia, o corpo é trabalhado progressivamente pelo cirurgião que, tal como um escultor, realiza um trabalho de modelação e definição do contorno corporal, para tornar o corpo mais harmonioso e com as formas desejadas. É baseada na técnica lipoaspiração tradicional, mas reutiliza a gordura do próprio corpo reintroduzindo-a noutras zonas, para obter melhores resultados na definição da silhueta corporal. A gordura que é retirada de algumas zonas do corpo, onde é inestética, pode ser reutilizada em outras áreas, onde se pretende obter uma maior projeção ou uma modelação mais harmoniosa. A lipoescultura é portanto uma cirurgia mais completa e demorada que uma lipoaspiração tradicional.