A nutrição desportiva é fundamental para quem pratica exercício físico.Os benefícios de uma vida ativa são inegáveis, mas o que nem toda a gente tem em consideração é o facto de a alimentação ter um papel fundamental no equilíbrio e saúde do corpo. Para além disso, sejam quais forem os objetivos de quem pratica desporto, apenas 20% dos resultados estão relacionados com o exercício. Os restantes 80% são da responsabilidade da nutrição.
Tendo a nutrição um papel tão central, torna-se extremamente importante que haja um planeamento alimentar correto, dando particular importância aos momentos pré e pós-treino.
A dificuldade em alcançar os objetivos, mesmo com a prática de exercício físico – sejam eles perder massa gorda, ganhar massa muscular ou tonificar o corpo –, pode dever-se ao facto de não dar a devida importância à nutrição. Para além dos objetivos a alcançar, o próprio rendimento desportivo poderá ficar comprometido, caso não faça uma dieta adequada.
Uma consulta de nutrição desportiva permite-lhe obter um planeamento alimentar apropriado, definindo quando e o que deverá comer, com base no objetivo pessoal, no tipo de modalidade desportiva e na frequência e duração dos treinos.
O acompanhamento de um nutricionista também assume um papel relevante ao desmistificar ou simplificar algumas informações que hoje em dia circulam facilmente em meios como a internet.
Por fim, caso considere relevante, o nutricionista poderá recomendar suplementos que, pela variedade que existe no mercado, também pode representar uma escolha difícil.
Em alguns casos, os suplementos alimentares podem contribuir para o aumento da massa muscular ou perda de massa gorda. No entanto, esse recurso deve ser feito apenas com acompanhamento do médico ou de um nutricionista, e com cautela. É importante não consumir nenhum suplemento sem consulta de um profissional.
Na clínica MyMoment apresentamos aos nossos pacientes as soluções mais adequadas às suas necessidades. Oferecemos soluções personalizadas, adaptadas ao seu estilo de vida e preferências alimentares. O cumprimento dos seus objetivos são o nosso principal foco.
Não. O tipo de treino, a frequência e a duração determinam refeições pré e pós-treino específicas. Uma pessoa que tenha como objetivo perder peso ou massa gorda terá uma prescrição alimentar diferente de uma pessoa que queira aumentar a massa muscular. Da mesma forma, praticantes de exercício físico aeróbico terão indicações diferentes de praticantes de exercícios de força. A personalização do plano alimentar é fundamental para que os resultados sejam otimizados.
Block "1305" not found