A resposta personalizada
às necessidades do seu organismo
A resposta personalizada às necessidades do seu organismo
A nutrição é uma área da saúde que auxilia a prevenção e o tratamento de doenças. A nutrição funcional, mais concretamente, é uma vertente desta ciência em que a perspetiva é a de que cada paciente tem necessidades diferentes, sendo necessária uma visão individual e personalizada para cada pessoa.
Para compreender melhor a nutrição funcional, importa ter em mente os seus princípios.
Individualidade bioquímica – cada pessoa tem uma expressão genética, reações alimentares e ritmos biológicos únicos.
Tratamento centrado no paciente – por existir uma individualidade bioquímica, cada paciente deve ter um plano alimentar e de tratamento individual.
Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade dos alimentos – é preciso ter em atenção os nutrientes ingeridos em cada alimento, assim como quais os que o nosso organismo consegue digerir.
Saúde como vitalidade positiva – o objetivo passa por termos saúde num sentido mais amplo, em vez de, simplesmente, não termos sintomas de doenças.
Interrelações pela teia de interconexões metabólicas – processo que identifica fatores bioquímicos, neurológicos, emocionais, mentais, hormonais, imunológicos, físicos, padrões de sono e relaxamento, prática de atividade física, hidratação, stress, relacionamentos e convívios sociais e como estes, direta ou indiretamente, influenciam a interação entre sistemas.
Para a análise dos elementos que ajudam a conhecer o organismo de cada um, são utilizadas as seguintes ferramentas:
- aplicação da teia de interconexões metabólicas;
- avaliação da ingestão alimentar;
- avaliação do desequilíbrio da flora intestinal;
- avaliação das hipersensibilidades e/ou intolerâncias alimentares;
- exames laboratoriais.
Assim, depois de analisados todos os dados disponíveis, é elaborado um plano nutricional individualizado e equilibrado em micro e macronutrientes, em que os alimentos e suplementos alimentares naturais são recomendados de acordo com as funções que desempenham no organismo.