1.
Não tomar medicamentos ou substâncias que podem interferir com a agregação e coagulação sanguíneas, nos 10 dias que antecedem a cirurgia. Se tomar cronicamente alguma, deve advertir atempadamente o seu Cirurgião Plástico e consultar o seu médico prescritor para averiguar a necessidade de terapêutica de substituição ou pertinência da sua suspensão
2.
Não tomar extratos de ervas ou suplementos de alho ou Ginko Biloba nas duas semanas que antecedem a cirurgia, pelo risco aumentado de hemorragia. Não tomar medicamentos de emagrecimento no mês que antecede a cirurgia.
3.
Caso tenha sintomas gerais de novo (por exemplo, sintomas gripais) nos dias que antecedem a cirurgia deve advertir a Clínica ou o seu Cirurgião Plástico pois pode ser necessário o adiamento da intervenção.
4.
Em caso de surgimento de inflamação/infeção da pele (por exemplo Herpes, abcesso, foliculite) nos dias que antecedem a cirurgia deve avisar a Clínica ou o seu Cirurgião Plástico pois pode ser necessário o adiamento da intervenção.
5.
A partir da meia-noite da véspera da cirurgia (se a cirurgia for de manhã) deve-se estar em jejum absoluto (nem água).
6.
Devem-se realizar todos os exames pré-operatórios solicitados
7.
Não se deve fumar no mês que antecede a cirurgia, nem depois da cirurgia. As fumadoras têm um maior risco de complicações, nomeadamente de dificuldades de cicatrização e de vascularização dos tecidos.
8.
Deve-se programar todas as atividades sociais e profissionais de forma a garantir repouso completo nos dias seguintes à cirurgia.
1.
Lavar o corpo com água e sabão/gel de clorexidina (à venda na farmácia) no dia da cirurgia, e não aplicar cremes.
2.
Comparecer à hora indicada para a admissão do Bloco Operatório.
3.
Assegurar-se de que tem uma pessoa relevante e de confiança para o transporte e assistência no período após a cirurgia (48-72h).
4.
Use roupas confortáveis e largas. Não utilize maquilhagem (incluindo batom, rímel, etc.), jóias ou saltos altos. Não aplique creme no corpo. Os pacientes que utilizem maquilhagem, podem ter um maior risco de infeção. Não leve dúvidas para o dia da cirurgia. Se você tiver alguma dúvida, contacte a clínica antes da cirurgia.
5.
Não leve dúvidas para o dia da cirurgia. Se você tiver alguma dúvida, contacte a clínica antes da cirurgia.
1.
Estar acompanhado/a por alguém nas primeiras 24 a 72 horas após sair da clínica.
2.
Seguir rigorosamente todas as indicações dadas. Em caso de dúvida ligar para a nossa enfermeira principal ou o seu medico cirurgião.
3.
Tomar o antibiótico, comprimidos para eventuais dores, ou outros medicamentos, conforme prescritos pelo nosso médico cirurgião.
4.
Nos dois a três primeiros dias não remova nem molhe o penso (se aplicável).
5.
Evitar qualquer tipo de esforços nos primeiros 8 dias. Evite movimentos com os braços, assim como esforços – carregar peso excessivo, atividade sexual ou atividades que aumentem pressão arterial – nos primeiros 14 dias. Os exercícios físicos moderados podem ser iniciados após 30 dias. Os exercícios físicos mais intensos, como ginástica, musculação, corrida, podem ser iniciados após 90 dias.
6.
Evitar exposição ao sol ou ao frio, por um período mínimo de duas semanas, ou enquanto estiver com sinais de equimose (nódoas negras). A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias gradativamente, com aplicação de protetor solar (fator 50), especialmente nas cicatrizes.
7.
Não fumar no mês seguinte à cirurgia.
8.
Nos primeiros dois dias, deve comer apenas alimentos frios ou mornos (evitar alimentos quentes). A alimentação é livre no terceiro dia após a cirurgia, mas prefira a alimentação mais leve e saudável, principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas), e em temperaturas mornas.
9.
Aplicar gelo, com renovação constante nas primeiras 72 horas do pós-operatório. Esta medida é a mais importante para evitar demasiado edema. O gelo não deve ser aplicado diretamente sobre a pele, mas protegendo com um pano, durante cerca de 10 minutos por zona.
10.
Ao fim de alguns dias provavelmente vai sentir-se tão bem como se não tivesse sido operada/0, mas cuidado! Foi submetida/o a uma cirurgia e qualquer esforço poderá comprometer os resultados.
11.
Não se preocupar com as formas intermediárias nas diversas fases de evolução do pós-operatório. O resultado final será verificado cerca de 12 meses após a cirurgia. Esclarecer com seu cirurgião as eventuais dúvidas.
12.
Fazer as consultas e o programa pós-operatório, conforme prescrito.