A celulite é um problema que atinge sobretudo mulheres, mas também homens, sejam magros ou gordos, e que, com o passar do tempo, pode ver os seus efeitos agravados, se não forem tidos cuidados especiais.
A terapia das ondas acústicas é um tratamento médico-estético proveniente dos EUA, certificado pela FDA (Food and Drug Administration).
De acordo com a imprensa internacional este é o tratamento estético preferido da cantora Madonna e que está a conquistar o mundo com os meus resultados revolucionários. Essas ondas focam-se somente na região a ser tratada, fazendo com que haja a libertação de substâncias analgésicas, a quebra de depósitos calcificados e a formação de uma nova vascularização. Originariamente desenvolvida para o tratamento de cálculos renais, desde o ano de 1991 as ondas acústicas têm vindo a ser muito utilizadas na especialidade de ortopedia para desintegração de calcificações e desinflamações de tendões.
Na área da estética tem sido uma verdadeira revolução, tanto para os especialistas, como para os pacientes. Vários estudos levaram à observação clínica para avaliar os efeitos de ondas acústicas no campo da dermatologia. Verificou-se que esta terapia constitui o primeiro método não invasivo de tratamento que assegura uma resolução eficaz e durável da fragilidade do tecido conjuntivo e particularmente no tratamento da celulite. Pode ser utilizado como método preventivo ou como método para inverter, diminuir e eliminar os sinais visíveis da celulite. Combate ainda a perda da elasticidade da pele.
A terapia de ondas sonoras (acústicas) permite assim uma suavização e rejuvenescimento da pele, melhoria generalizada do “aspeto casca de laranja”, eliminação de depósitos de gordura, refirmação do tecido conjuntivo e redução da circunferência das regiões do corpo afetadas. Além disso, o processo aumenta a oxigenação local, melhora a circulação sanguínea na região e promove a drenagem de líquidos e toxinas retidos no organismo.
Desde a 1ª sessão que os resultados são notórios na diminuição da celulite e melhoria da textura da pele e perda de volume, mas, como em todos os tratamentos, cada caso é um caso.
Os efeitos bioquímicos das ondas de choque causam a libertação de radicais livres de comportamento intracelular e resultam num aumento do controlo de tecido inflamatório, especialmente para aumentar a resposta celular em caso de inflamação.
As ondas sonoras são transformadas em ondas mecânicas que causam a descompressão dos vasos linfáticos e sanguíneos, promovendo a drenagem da água estagnada e as toxinas, melhorando irregularidades e a aparência granular das “covinhas” e das depressões da pele geralmente intituladas de “casca de laranja”. Além do tratamento da celulite, a terapia das ondas acústicas permite a remodelação corporal e a tonificação muscular.
Estudos científicos da Medical School, na Suíça, comprovam que este tratamento permite reduzir 82% do volume, desaparecimento do efeito “casca de laranja” em 99% dos casos, aumento da elasticidade da pele da área tratada em 95% dos casos e redução de 2,5 a 7 centímetros nas coxas.
O grau de satisfação dos pacientes é promissor, segundo alguns estudos internacionais, com uma eficácia a longo prazo, superior a três meses após o tratamento.