É um dos procedimentos mais procurados para melhorar a aparência da pele.
A pele é composta pela epiderme, que é a camada externa, constituída por células responsáveis pela produção de queratina. A derme é a camada intermédia e nela são produzidas duas proteínas que sustentam a pele: o colagénio (confere firmeza) e a elastina (confere elasticidade). Apresenta duas camadas mais espessas: papilar e reticular. Separando as duas camadas, fica a membrana basal, responsável pela regeneração da pele apos os peelings.
Os tratamentos são personalizados para cada paciente e devem ser iniciados com uma consulta, onde serão identificados os problemas e orientados eventuais exames que vão preceder o procedimento. Depois de uma ampla explanação, será escolhido o tipo de peeling a ser aplicado:
Os peelings são baseados na aplicação controlada, sobre a pele, de agentes químicos, com a finalidade de destruir parte ou toda a epiderme e parte da derme. Ao aplicar-se, cuidadosamente, esta solução química na pele, consegue-se melhorar a textura, dado que se remove as camadas externas da pele danificadas. Desperta um processo de regeneração e rejuvenescimento dos tecidos destruídos, através de uma correcta reconstrução biológica, epidérmica e dérmica que produz, em geral, uma pele com melhor qualidade, mais macia, lisa, sem oleosidade ou imperfeições.
É um processo onde se obtêm melhorias subtis no início do tratamento e, que com a continuidade das sessões, observam-se resultados cada vez mais efetivos. Após o período normal de cicatrização, a pele ganha um tom rosado, conferindo-lhe uma aparência mais jovem e tratada. Quanto mais profundo é o peeling, mais eficazes são os resultados, no entanto a probabilidade de riscos de complicações, tais como, alteração temporária da coloração ou atraso na cicatrização, aumentam. O peeling na clínica MyMoment é realizado apenas por profissionais de saúde especializados, garantindo os mais elevados padrões de qualidade e segurança.
Os peelings muito superficiais não precisam de preparação da pele, mas os médios poderão necessitar. São realizados com cremes, que vão condicionar a pele para que não apresente manchas no pós-peeling e para que cicatrize com mais facilidade. Esta fase tem uma duração que varia de 15, 30 a 60 dias.
Em geral, existe uma sensação de ardor aquando da sua aplicação, que diminui progressivamente sobretudo quando é realizada a neutralização (tamponamento) com soluções específicas ou com água.
Em ambulatório (ou seja, num gabinete, sem internamento) apenas se realizam os peelings superficiais e médios, que constituem a quase totalidade destes procedimentos.
Poderá ser necessária a realização de mais do que uma sessão para obtenção do resultado desejado e uma manutenção semestral ou anual pode ser aconselhada dependendo, uma vez mais, da situação clínica e do tipo de peeling utilizado.
Em mãos experientes e com o acompanhamento médico adequado, as complicações destes tratamentos são muito raras e tendem a ser mínimas, corrigidas facilmente quando ocorrem. Os resultados obtidos dependem sempre da situação particular de cada pessoa e do problema a tratar, mas são normalmente muito gratificantes.
Consulte a equipa médica da clínica MyMoment para dar início ao tratamento de peeling mais adequado para atingir os seus objectivos.