Com o passar do tempo, o tecido celular subcutâneo, os músculos e os ossos produzem alterações que levam ao envelhecimento natural e progressivo.
A perda de colagénio e elasticidade da pele é uma das consequências, no entanto esta perda poderá ser ainda mais agravada por fatores externos como o stress, a exposição direta ao sol, a má alimentação e o sedentarismo, contribuindo para o envelhecimento precoce e mais acentuado.
Uma das formas de reverter muitas dessas alterações passa pela utilização de fatores de crescimento do próprio paciente. O tratamento com fatores de crescimento estimula a regeneração e reprodução celular sendo muito útil em tratamentos de rejuvenescimento facial, proporcionando uma pele renovada, hidratada e com boa elasticidade.
O tratamento com plasma rico em fatores de crescimento consiste em aplicar proteínas potenciadoras do crescimento celular do próprio paciente em diferentes áreas do rosto para favorecer o seu rejuvenescimento. Por ser feito com proteínas do próprio paciente é um tratamento 100% biocompatível, seguro e eficaz. É realizado, em ambiente estéril, recolhendo-se de uma pequena quantidade de sangue do paciente (10-20 ml), que é posteriormente submetido a um processo laboratorial simples de separação das plaquetas, por centrifugação, tendo importantes funções a nível da hemóstase (paragem de hemorragias), regeneração dos tecidos lesionados e cicatrização. As plaquetas possuem proteínas e fatores de crescimento celular, que estimulam a reprodução e crescimento das células, aumentando a capacidade de vascularização e formação de novos vasos sanguíneos, induzindo o crescimento epitelial, e consequentemente a produção de colagénio e elastina indispensáveis a uma pele luminosa e saudável.
Este tratamento está indicado para a pele do rosto e do pescoço bem como para as rugas de expressão, a zona das maçãs do rosto, os lábios, os sulcos nasogenianos e olheiras.
Não se tratando de uma técnica de preenchimento, o plasma vai concentrar-se na zona a tratar e estimular o crescimento de um tecido de enchimento autólogo. Esta técnica não é incompatível com as injeções de preenchimento com ácido hialurónico podendo mesmo ser complementar. Não existem contraindicações formais para a sua realização.
Um estudo publicado na Revista Brasileira de Farmácia veio concluir que a utilização de fatores de crescimento para fins estéticos tem efeitos seguros e eficazes nos pacientes. Concluiu-se que 78,6% dos voluntários apresentaram melhorias estatisticamente significativas no aspeto envelhecido e houve um aumento de 37% e 27% na produção de colagénio novo e no espessamento da pele, respetivamente. Os resultados de alguns estudos clínicos demostram os seus efeitos benéficos na terapia de antienvelhecimento.
Desde meados da década de 90, o gel de plaquetas tem sido usado nas áreas de cirurgia oral, reconstrutiva oral, maxilo-facial e procedimentos de reconstrução para implantodontia, visando acelerar as feridas cirúrgicas e a regeneração óssea. Recentemente, estudos têm demonstrado benefícios do plasma rico em plaquetas em outras áreas da medicina como, por exemplo, problemas músculo-esqueléticos e articulares.