A celulite não é exclusiva de pessoas com excesso de peso, afetando também, apesar de em menor escala, pessoas magras. Conheça melhor do que se trata e os diversos tratamentos para a celulite que a MyMoment oferece.
Em média, 85% a 98% das mulheres têm celulite. Este é problema muito recorrente e que muito aflige as mulheres, no que respeita à sua imagem corporal e autoestima. Já nos homens o surgimento da celulite apenas atinge de 13 a 20% dos indivíduos, especialmente a partir do período da adolescência.
A celulite é um estado inflamatório causado por um acumular de fibroses em pontos específicos entre a pele e o músculo, estas contribuem para a criação de tensão na epiderme, formando depressões superficiais, o característico relevo à superfície da pele. Estas depressões são responsáveis pelo surgimento da inestética pele tipo “casca de laranja”. O desenvolvimento da celulite passa assim por três fatores: edema, gordura e fibrose.
Antes de se tratar a celulite é fundamental identificar em que grau se encontra, de modo a que se possa tratar da forma mais correta, utilizando a técnica mais adequada. A celulite como estado inflamatório é classificada através de graus, que variam normalmente de acordo com a quantidade de gordura subcutânea acumulada. A classificação tradicional, proposta por Nürenberger e Müller em 1978, vai apenas até o grau 3. Mas alguns especialistas ainda consideram o grau 4.
Na celulite de grau 1, a superfície da região cutânea é lisa quando a paciente está deitada ou em pé. As alterações são vistas quando se pinça a área com os dedos ou sob contração muscular.
Na celulite de grau 2 é observado um aspeto pele tipo “casca de laranja” evidente mesmo sem nenhuma manipulação (pinçamento ou contração muscular).
Na celulite de grau 3, assim como no grau 2, o aspeto de pele tipo “casca de laranja” é evidente e sem nenhuma manipulação (pinçamento ou contração muscular). Além disso, notam-se áreas em relevo (elevadas) e nodulações.
Na celulite de grau 4, além dos fenómenos observados na celulite de grau 3, surgem nódulos grandes e endurecidos, ondulações muito aparentes, e pernas pesadas e cansadas, sendo as depressões apresentadas identificadas mesmo através de roupa mais justa.
A celulite pode também ser classificada de acordo com o seu aspeto, podendo ser compacta/dura, flácida/mole ou edematosa/aquosa.
A celulite tende a agravar os seus efeitos e a sua aparência com o passar do tempo. Por isso, recomenda-se que tome os cuidados necessários atempadamente a fim de prevenir a evolução, que é cada vez mais difícil de tratar. Comece hoje mesmo e conheça os tratamentos anti-celulíticos mais inovadores do mercado à sua disposição na clínica MyMoment.