Fertilidade: uma gravidez mais plena com o apoio do anti-aging

teste de gravidez fertilidade anti aging

A fertilidade, ou a falta dela, pode ser um indicativo de como está a nossa saúde geral, hormonal e nutricional. Elevados níveis de stress, uma alimentação desadequada ou desequilíbrios hormonais podem dificultar uma gravidez. E não é como se o anti-aging e a medicina funcional tratassem a infertilidade, mas podem potenciar a fertilidade no casal ou, simplesmente, preparar o organismo para uma gravidez saudável e bem-sucedida.

 

Os problemas hormonais e a fertilidade

Os problemas de fertilidade levam, muitas vezes, a que muitas mulheres não consigam engravidar ou a terem abortos espontâneos recorrentes. Esta “luta” com a fertilidade é, muitas vezes, hormonal. E, para que se consiga engravidar e levar essa gravidez até ao fim, o equilíbrio hormonal é fundamental.

Alguns destes desequilíbrios, e que são os principais entraves para a fertilidade, são:

  • Síndrome dos ovários poliquísticos — as alterações na ovulação e no ciclo menstrual provocadas por esta síndrome devem-se a um desequilíbrio hormonal. Consequentemente, um dos sintomas é a falta de fertilidade;
  • Hipotiroidismo — sendo a tiróide responsável por gerar hormonas que, entre outras funções, regulam o ciclo reprodutivo, na presença de uma baixa produção de hormonas importantes que podem afetar a ovulação, a fertilidade é prejudicada.

Há ainda doenças como a endometriose, que se estima ser responsável por 25% a 45% dos casos de infertilidade. Esta doença, que consiste no desenvolvimento do tecido que reveste o útero fora do órgão, dá origem a sintomas como dor pélvica (e noutras zonas do corpo), cansaço, mal-estar, alterações do humor, entre outras.

Gravidezes bem-sucedidas com a ajuda do anti-aging e da medicina funcional

Como mencionámos anteriormente, o anti-aging e a medicina funcional não resolvem a infertilidade. Mas, ter problemas de fertilidade não significa necessariamente que se seja infértil. Nesses casos, e naqueles em que não há problemas de fertilidade, mas se compreende a necessidade de ter os devidos cuidados para se ter uma gravidez bem-sucedida e saudável, a consulta de anti-aging e medicina funcional pode ter um papel muito importante.

Assim, a Dra. Filipa Mafra Gallo, médica responsável pela Consulta de Medicina Anti-aging e Funcional da MyMoment, deixa-nos algumas recomendações importantes e diz-nos em que medida é que estas especialidades da medicina podem ajudar a que seja possível engravidar, levar uma gestação saudável e, até, viver um pós-parto mais tranquilo.

Estilo de vida

Com a ajuda do anti-aging, as pacientes descobrem a forma de ter uma vida mais tranquila, evitando o stress e a ansiedade.

Exercício físico

Um estilo de vida ativo e com a prática de exercício é importante, até durante a gravidez. É, inclusive, uma forma de combater o stress e a ansiedade. Além disso, ajuda a preparar o corpo para as alterações físicas e para o parto.

Nutrição

Uma grávida não precisa apenas de comer. Também precisa de comer bem! Através do anti-aging e da nutrição, pensada para as necessidades específicas da paciente, aumenta-se as hipóteses de engravidar e de gerar um bebé saudável.

Modulação hormonal

Os desequilíbrios hormonais, que já mencionámos, contribuem para a infertilidade. Através do anti-aging, é possível repor os níveis hormonais recorrendo a hormonas bioidênticas.

 

Se tem o desejo de engravidar e tem tido dificuldades ou, mesmo que não enfrente problemas de fertilidade, mas quer garantir que tem uma gravidez tranquila, marque uma consulta médica de avaliação para que a possamos ajudar a alcançar os objetivos que tanto deseja.

LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA