Há narizes e narizes. E o nariz é uma peça fundamental na nossa identidade facial, ocupando a parte central do rosto, que é o nosso primeiro cartão de visita para o resto do mundo.
Se existir uma desarmonia da forma do nariz, dos seus contornos, ou do nariz em relação ao resto da face, poderá existir um desconforto presente com a imagem, um sentimento de autoconfiança afetada ou mesmo um problema psicossocial marcado.
Nos casos em que se pretende corrigir um defeito localizado ou alterar mais marcadamente a forma do nariz, a rinoplastia permite-nos redesenhar a forma do nariz nas suas três dimensões, dentro dos limites impostos pelo esqueleto facial, a origem étnica, a cartilagem e osso que servem de “pilares do nariz” e o tipo de pele.
Com a rinoplastia podemos corrigir defeitos comuns como “bossas” dorsais, ossos nasais largos ou assimétricos, afinar e elevar a ponta do nariz, dar-lhe mais projeção ou comprimento, diminuir a largura ou a abertura das narinas, melhorar a sustentação interna e melhorar a respiração nasal em determinados distúrbios, etc. Ou seja, poderá corrigir os defeitos estéticos e funcionais do seu nariz, mantendo a sua identidade.
A rinoplastia é um procedimento cirúrgico delicado, com cicatrizes internas ou pouco visíveis e que, nas mãos certas, poderá equilibrar a harmonia facial!
Dr. Nuno Fradinho