É uma cirurgia simples e rápida – demora cerca de 60 minutos – que permite acabar de uma forma definitiva com as deformações nas orelhas.
A otoplastia é realizada sob anestesia local, sendo um procedimento relativamente simples, comparativamente com outras cirurgias. No caso das crianças, a anestesia poderá ser local com sedação, para que estejam a dormer durante o procedimento.
Depois de aplicada a anestesia, identifica-se a cartilagem auricular, reposiciona-se e desenha-se a nova forma e posição do pavilhão auricular. Todo o cuidado é dirigido para a simetria e naturalidade dos resultados. Posteriormente sutura-se a incisão, realizada atrás da orelha, ficando por isso totalmente disfarçada.
Após a cirurgia, o paciente permanecerá com um curativo modelador que será retirado nos dias seguintes. Devem proteger-se as orelhas de traumas e evitar determinadas posições durante o sono. O uso de uma fita elástica para o cabelo é recomendado durante 3 a 4 semanas, por forma a proteger e manter a orelha reposicionada.
A otoplastia oferece resultados quase imediatos e naturais em casos de “orelhas em abano”, logo que os curativos que sustentam o novo formato da orelha sejam removidos. Em geral, a otoplastia é um procedimento pouco doloroso, assim como o respectivo período pós-operatório, sendo apenas utilizados analgésicos ligeiros, para fazer face a algum desconforto ou dor.
É fundamental a partilha com o médico dos seus anseios e expectativas, de forma a conversarem sobre o que pode ser feito no seu caso em específico. É importante que saiba que a perfeição não existe mas que os resultados valem a pena, sendo esta uma cirurgia com resultados extremamente satisfatórios.
O cirurgião plástico da clínica MyMoment discutirá prováveis resultados da cirurgia, bem como riscos ou complicações associados que, hoje em dia, são minimizados devido à preparação anterior e aos cuidados pós operatórios recomendados.