5 mitos e verdades sobre a rosácea

Rosácea no rosto

A rosácea atinge cerca de 10% da população. Mas, mesmo assim, surgem sempre dúvidas sobre esta doença inflamatória da pele, que atinge essencialmente mulheres e pessoas com peles mais claras e finas. Neste artigo vai poder desmistificar este problema dermatológico.

 

Descubra tudo sobre a rosácea

A Dr.ª Sofia Borges, Médica Dermatologista na MyMoment, diz-nos que, sendo uma inflamação que ocorre no rosto, a rosácea é fácil de detetar. Não é contagiosa, mas os especialistas acreditam que os fatores hereditários podem ser um dos motivos do seu aparecimento.

Numa fase inicial, a vermelhidão que a carateriza é momentânea, mas pode tornar-se mais permanente e agravar-se. Em fases mais avançadas da doença, podem surgir telangiectasias — pequenos vasos vermelhos —, fibrose e até deformação.

Os principais tipos de rosácea são a eritemato-telangiectásica, que provoca vermelhidão e em que os vasos sanguíneos se tornam mais salientes, e a pápulo-pustulosa, em que surgem borbulhas parecidas às da acne, que podem ou não ter pus.

 

Os 5 mitos e verdades

1. A rosácea é só uma pele mais corada

Mito! Apesar de a sua grande caraterística ser o rosto avermelhado, a rosácea é muito mais do que uma face corada. Também pode provocar edema, borbulhas, vasos sanguíneos mais visíveis, ardor e sensação de pele repuxada, o que gera desconforto estético e físico.

 

2. O uso da máscara agrava os sintomas da rosácea

Verdade! O uso da máscara, ainda que necessário para evitar a propagação de doenças como a Covid-19, pode agravar a rosácea pápulo-pustulosa. Na MyMoment temos sentido um aumento na procura de tratamento por causa deste fator.

Tratamentos tópicos, uma boa rotina de cuidado com a pele e até alguns fármacos são as melhores formas de combater os sintomas típicos da doença.

 

3. A rosácea não tem tratamento

Mito! Na MyMoment encontra tratamentos para atenuar os diversos tipos de rosácea, apesar de esta inflamação não ter uma cura definitiva. Dependendo do tipo de rosácea em causa, através do LASER Nd:YAG, tratamentos tópicos ou fármacos, conseguimos ajudar os nossos pacientes a ter mais qualidade de vida.

 

4. Há alimentos que agravam a rosácea

Verdade! Alimentos picantes, muito quentes e bebidas alcoólicas podem agravar os sintomas da rosácea, pelo que devem ser evitados.

Outros fatores que podem intensificar o problema são a exposição a variações muito grandes de temperatura, o sol em excesso, o stress, alterações hormonais, assim como alguns cosméticos e medicamentos.

 

5. Tratar a rosácea é doloroso

Mito! O tratamento com o LASER Nd:YAG não é doloroso, mas é verdade que pode gerar algum desconforto.

 

Se tem rosácea e gostava de aliviar os seus sintomas, para deixar de se preocupar tanto com esta questão, evite cosméticos com álcool, use maquilhagem adequada ao seu caso, tente não friccionar as zonas do rosto afetadas e, claro, marque uma consulta médica de avaliação!

LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA